Descrição de chapéu Rússia

Rússia coloca Zelenski em lista de pessoas procuradas

Relação de nomes, que inclui a primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas, deve agravar tensão com o Ocidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | Reuters

A Rússia abriu um processo criminal contra o presidente ucraniano Volodimir Zelenski e colocou seu nome em uma lista de pessoas procuradas, de acordo com notícia divulgada pela agência estatal Tass neste sábado (4).

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, concede entrevista a veículos de impresa da América Çatina, no palácio presidencial, em Kiev
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, no palácio presidencial em Kiev - Oleksandr Popenko/Public Interest Journalism Lab/Divulgação

O líder ucraniano é procurado "ao abrigo de um artigo do código penal", diz o breve texto que atribui a informação ao Ministério do Interior, mas não fornece mais detalhes sobre a natureza das acusações. O movimento deve marcar um novo passo na escalada das tensões entre a Rússia e o Ocidente. Moscou e Kiev entraram em guerra no dia 24 de fevereiro de 2022, data da invasão do território ucraniano por tropas do presidente Vladimir Putin.

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia se manifestou dizendo que o próprio presidente russo, Vladimir Putin, está sujeito a prisão sob um mandado do Tribunal Penal Internacional.

"Gostaríamos de lembrar que, ao contrário dos anúncios russos inúteis, um mandado do Tribunal Penal Internacional que pede a prisão de Putin por suspeita de crimes de guerra é bastante real e está sujeito à implementação em 123 países", disse o órgão.

O Ministério também afirmou que a notícia era "evidência do desespero da máquina estatal russa e da propaganda, que não consegue pensar em outra maneira de atrair a atenção".

A lista de pessoas procuradas pela Rússia é extensa e inclui vários políticos da Ucrânia e da Europa. Em fevereiro, a polícia russa colocou a primeira-ministra estoniana, Kaja Kallas, o ministro da Cultura da Lituânia e membros do Parlamento da Letônia na mesma lista de procurados sob a justificativa de destruir monumentos da era soviética.

Moscou também emitiu um mandado de prisão para o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) Karim Khan, que no ano passado expediu uma ordem de detenção contra Putin por acusações de crimes de guerra na Ucrânia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.